BENEFÍCIOS DA RECUPERAÇÃO DE TRANSFORMADORES

BENEFÍCIOS AMBIENTAIS

A manutenção de transformadores elétricos minimiza o descarte desses equipamentos, permitindo que eles tenham uma vida útil ampliada. Dessa forma, em vez de descartados no ambiente e vendidos como sucata, esses materiais podem retornar à cadeia produtiva, em sua função original – transmitir energia ou potência elétrica.

Com isso, reduzem-se os riscos de contaminação do solo e dos lençóis freáticos em decorrência do vazamento do óleo utilizado no isolamento interno do equipamento. A recuperação traz, ainda, benefícios econômicos, já que o preço da manutenção é significativamente inferior ao da aquisição de um equipamento novo.

Esses benefícios têm sido demonstrados por estudos realizados por inúmeros pesquisadores. A engenheira elétrica Rafaela Filomena Alves Guimarães, em sua dissertação de mestrado na Faculdade de Engenharia da UNESP, analisou a viabilidade econômica e o comportamento de transformadores após a recuperação, tendo por base o portfólio de equipamentos reformados pela MEDRAL até 2010.

“A economia da concessionária de energia com a reforma foi de 15 a 20,7%, em média, no oitavo ano de uso dos equipamentos e de 13,3 a 17,3% para o décimo segundo ano”, afirma.

O ganho ambiental, segundo a engenheira, também é expressivo. “O descarte poderia causar um grande impacto, tanto pela possibilidade de contaminação quanto pelo tempo de decomposição, além de aumentar a quantidade de matéria-prima extraída para a fabricação de novas unidades, caso as antigas não fossem reformadas”.

QUALIDADE E CUSTO

A MEDRAL trabalha para garantir a disponibilidade e a operação dos transformadores do modo mais eficiente, inteligente e econômico, possibilitando que nossos clientes se dediquem às suas atividades centrais e não sejam impactados pela interrupção dos serviços.

Adotamos um rígido controle de qualidade e de custos de modo a:

  • Aumentar a vida útil dos transformadores.
  • Impedir o risco de falha e retorno do equipamento.
  • Respeitar rigorosamente os prazos de entrega.
  • Assegurar preços competitivos e produtos e serviços com valor agregado, que não custam mais.

EFICIÊNCIA E SEGURANÇA NA LOGÍSTICA

A logística é um dos pontos centrais da atividade da MEDRAL, proporcionando rapidez no atendimento e segurança ao cliente. O transporte é feito em caminhões guindauto e carretas, usados exclusivamente para a retirada e entrega dos equipamentos no cliente no local que ele determinar.

Todas as cargas são seguradas, tanto na retirada como na devolução dos produtos. A equipe técnica faz a vistoria, identificando eventuais vazamentos ou problemas ocorridos durante a movimentação, assegurando que os equipamentos entregues estejam aptos para a instalação imediata.