Este foi o tema da XVIII SIPAT, realizada em outubro na Unidade Penha

 

A edição 2018 da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho da Unidade Penha da Medral, no Rio de Janeiro, teve uma programação especial de palestras e atividades organizadas pela CIPA, com o apoio de parceiros da empresa.

Entre os dias 15 e 19 de outubro, a SIPAT mobilizou os colaboradores para se engajarem na programação que, este ano, teve como tema “o funcionário de confiança prioriza a segurança”.

Peça de teatro

Logo na abertura do evento, os colaboradores assistiram a uma peça teatral criada pelos próprios colegas, que também foram os atores na apresentação.

O espetáculo mostrou uma cena corriqueira, na qual um colaborador executa uma tarefa fora dos padrões de segurança, com a anuência de seu encarregado. Um colega que está observando tenta alertá-los sobre o perigo, mas é ignorado por não ter experiência no trabalho.

Cria-se, assim, um cenário propício ao acidente, que de fato ocorre e é fatal. A peça segue costurando os dramas da família quando recebe a notícia e os prejuízos causados a toda equipe de trabalho e à empresa

Celular ao volante

No segundo dia da SIPAT, o presidente da CIPA e gerente da unidade, Alessandro Santos, ministrou uma palestra motivacional que teve por base uma passagem bíblica traduzida para os dias atuais.

Na sequência, o engenheiro de Segurança do Trabalho Davidson Bandeira de Miranda fez uma breve explanação sobre o uso de celular ao volante, seus riscos e consequências.

Caravana Vida

Outro tema incluído na agenda da semana foi a importância da atividade física para a saúde e o bem-estar, em uma palestra conduzida por profissionais da Gympass.

A seguir, representantes da Light falaram sobre a Caravana Vida, um programa voltado à prevenção de acidentes. Realizado pela concessionária, o programa tem como objetivo chamar a atenção para desvios e atos inseguros que possam gerar acidentes.

Foi um momento, também, de ouvir depoimentos de colegas da Medral, que relataram histórias de acidentes que já presenciaram, em diferentes momentos, por falta de cumprimento de procedimento de segurança.

Álcool, drogas e DSTs

Convidada pela Medral, a Irmandade Alcoólicos Anônimos falou sobre os riscos das drogas lícitas e ilícitas, com ênfase no consumo de bebidas alcoólicas. Por fim, os colaboradores assistiram a uma palestra sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Homenagens

Durante toda a SIPAT 2018 foi reforçado que a segurança é essencial para que os colaboradores voltem bem para suas casas, todos os dias, para reencontrar as pessoas que amam.

Para fortalecer ainda mais esse princípio, no encerramento do evento, três colaboradores foram homenageados com uma surpresa: a presença de seus familiares. Foram eles: João Vicente da Silva Filho, Diego Medeiros e Arão das Neves. Foi um momento de emoção para todos os presentes.