A VII SIPAT – Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho da Unidade Vila Guilherme da Medral, em São Paulo (SP), contou com uma programação especialmente preparada para propiciar a reflexão sobre temas relacionados à saúde, segurança, qualidade de vida e meio ambiente.

Entre os dias 27 e 31 de agosto, os colaboradores dos dois turnos de trabalho participaram de uma série de atividades organizadas em parceria com nossos fornecedores.

A higiene bucal e o cuidado como o coração

Abrindo a semana, especialistas do Instituto de Previdência e Assistência Odontológica (Inpao) ministraram palestras explicando a relação entre a higiene bucal e a saúde do coração, chamando a atenção para a importância da prevenção. Ao longo do dia, a Intermédica Notredame fez a medição de pressão arterial dos profissionais.

Um rap pela vida

Um destaque no evento foi a apresentação da peça teatral “Um rap pela vida”, que abordou o impacto do álcool, das drogas e das doenças sexualmente transmissíveis nas famílias. Os atores, Eliane Barreto Lima, Isis Fabiani Valente, José Roberto Sudan Bezerra e Sérgio Campanaro Sasso, que integram o grupo teatral Demais Suzuki, comoveram a plateia com sua apresentação.

O desperdício de alimentos e o meio ambiente

O desperdício de alimentos é um problema grave. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, 1,3 bilhão de toneladas de comida é desperdiçada a cada ano no mundo. Chamando a atenção para essa realidade, profissionais da GLH Assessoria e Consultoria Ambiental ressaltaram a necessidade de se aproveitar ao máximo os alimentos.

Eles apresentaram o trabalho da organização Fruta Imperfeita, que compra diretamente dos produtores alimentos que seriam descartados, por não terem uma forma perfeita, porém, são de ótima qualidade. E vende cestas desses produtos no mercado por preços mais baixos. O aproveitamento dos alimentos também contribui para o meio ambiente, evitando o descarte e o acúmulo de lixo nas cidades.

Trabalho em espaço confinado

Allan Fernandes, da Leal Equipamentos de Proteção, ministrou uma palestra sobre o trabalho em espaços confinados, trazendo uma série de orientações e dicas para os profissionais que atuam em rede subterrânea.

Parabéns aos ganhadores do Quiz!

 

No último dia da SIPAT foi realizado um quiz em que os profissionais responderam a perguntas sobre os assuntos abordados ao longo da semana, com o objetivo de valorizar o engajamento dos colaboradores durante o evento e observar a compressão sobre os temas propostos. Foram sorteados os nomes, de acordo com a lista de participantes. Quem acertou as questões recebeu brindes.

Foram reconhecidos José Lamartine de Lima, que recebeu seu prêmio das mãos de Luciana Ribeiro dos Santos (foto à esquerda, no alto); Ivan Marcelo Rodrigues Cerqueira, premiado por Joaquim da Rocha Rúbio (foto à direita, no alto); José Luiz Pederzini, premiado por Antônio José Carlos Ferreira de Souza (embaixo, à esquerda); e Fábio Silva de Oliveira, cujo prêmio foi entregue por Robson Euzébio de Souza (embaixo, à direita).

Após a premiação, os colaboradores foram convidados para um café da manhã que marcou o encerramento da VII SIPAT.