CADASTRO DE ATIVOS ELÉTRICOS

A MEDRAL realiza inventários de ativos para a atualização de cadastro de redes e linhas de distribuição de energia elétrica, linhas de transmissão, subestações e iluminação pública, utilizando um inovador sistema de registro fotográfico de todos os elementos da rede.

O trabalho segue as determinações da resolução 367 da ANEEL, com alto índice de aprovação em auditoria de clientes e da ANEEL, o Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico (MCPSE), o PRODIST e as normas definidas pelo cliente, englobando unidades consumidoras e de uso mútuo, ramal de serviços, classificação do imóvel e equipamentos, entre outros.

Para assegurar a qualidade e o menor custo de execução, utilizamos uma tecnologia de vistoria in loco, com sistema móvel informatizado, e o software Smart Map, que possibilita a visualização de imagens de satélite e de dados topológicos em tempo real.

A ferramenta está integrada ao sistema Energis, permitindo o pós-processamento das coordenadas de GPS e a verificação de dados através de regras de consistência técnica, facilitando a interpretação das informações e sua migração para a base de dados do cliente.

Resultados

Os projetos executados pela MEDRAL apresentam altos índices de aprovação em auditorias, dos clientes e da ANEEL, em processos de revisão tarifária.

Outros benefícios:

  • Aderência entre os ativos físicos e o cadastro técnico, com impacto direto na revisão tarifária.
  • Melhoria no planejamento de obras e cálculos elétricos. Redução de custos e do tempo de elaboração dos projetos.
  • Recuperação de receita com a atualização do cadastro de iluminação pública.
  • Apontamento de manutenções preventivas e correta classificação do tipo de imóvel (residencial, comercial industrial e outros).
  • Atendimento às resoluções MCPSE e PRODIST.