GESTÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

A MEDRAL oferece um sistema de gestão integrada da iluminação pública, que coloca em uma única base de dados tudo o que o gestor municipal precisa saber para assegurar a eficiência técnica e a adequada alocação de recursos para a manutenção, remodelação e ampliação da rede.

O sistema é parametrizado de acordo com as necessidades e características de seu município, tendo como ponto de partida o cadastro do parque de iluminação pública, que pode ser elaborado ou atualizado pela MEDRAL.

Cadastro

Para realizar esse trabalho, a cidade é dividida em áreas e todos os pontos de iluminação são registrados e fotografados. Com o uso de um luxímetro (medidor de intensidade) sincronizado a um GPS, são feitas leituras noturnas para geração do mapa luminotécnico dos pontos escuros do município.

As imagens são comparadas com os dados cadastrais para verificação de inconsistências. Ferramentas de precisão permitem identificar e medir os diferentes itens da rede, como bitolas.

Com isso, o município passa a ter acesso online às seguintes informações:

  • Quantidade de pontos de iluminação.
  • Tipos de lâmpadas e luminárias instaladas.
  • Luminárias quebradas.
  • Problemas em condutores, postes e transformadores.
  • Localização de problemas imediatos.
  • Interferências de árvores.
  • Identificação de pontos escuros (mapa luminotécnico).

Suprimentos e manutenção

A rede de iluminação pública é dinâmica, exigindo a frequente substituição de lâmpadas, luminárias, cabos e demais elementos. Por isso, o controle do estoque, das equipes em campo e do cadastro do parque de iluminação é um constante desafio para a administração pública.

Pensando nisso, a MEDRAL desenvolveu módulos agregados ao sistema de Gestão que possibilitam controlar as áreas de suprimentos, manutenção e operação da rede, em tempo real, incluindo georreferenciamento das ocorrências, distribuição das equipes de campo, localização de veículos e estoque, entre outros.

A ferramenta funciona de forma integrada e automatizada, possibilitando que uma equipe enxuta controle um grande parque de iluminação. O sistema é utilizado, atualmente, para gerenciar o atendimento de mais de mil chamadas recebidas diariamente na cidade de São Paulo.

Teleatendimento

A satisfação dos munícipes é uma das maiores preocupações do gestor de parque de iluminação pública e isso pode ser conquistado com um atendimento eficiente e confiável. Utilizando a experiência adquirida no desenvolvimento do sistema de gestão da iluminação pública de São Paulo, a MEDRAL criou uma ferramenta que permite o atendimento de chamadas com agilidade e com potencial para gerar economia ao prover:

  • Alta disponibilidade.
  • Fácil implantação e integração.
  • Registro rápido de chamados, com reaproveitamento de dados do munícipe já cadastrados.
  • Vinculação de chamados na mesma região para evitar o retrabalho.

Portal do Cidadão, na web, para que o próprio munícipe possa registrar a sua solicitação e acompanhar o andamento da mesma.