Desde que a pandemia chegou ao Brasil, a Medral vem atuando de forma preventiva no combate ao coronavírus. Todas as unidades adotaram medidas como a intensificação da higienização de veículos, áreas e objetos, o uso de máscaras dentro e fora da empresa, orientações para o distanciamento e compartilhamento de áreas, tipo veículos, salas e refeitório, e a disponibilização de kits para a higienização das mãos, entre outras. Essas ações visam, além da segurança, ao bem estar dos colaboradores neste período difícil para todos nós.

Vale a pena destacar a boa prática adotada nas unidades operacionais de Vista Alegre e Santa Luzia, em São Gonçalo (RJ): a blitz da saúde. Há pouco mais de um mês, a enfermeira do trabalho, Elaine Pacheco, implementou a inspeção de saúde. “É basicamente o mesmo modelo da inspeção de segurança, só que com o foco na saúde de nossos colaboradores”, explica Elaine.

Uma vez por semana, a enfermeira vai a campo verificar se as equipes estão seguindo as instruções de combate ao vírus adotadas pela Medral neste momento de pandemia, como por exemplo, o uso de máscaras. Durante a inspeção também é realizada a aferição da temperatura e da pressão arterial, assim como o reforço das orientações para a higienização das mãos e veículos.

Elaine conta que esta blitz da saúde é muito bem recebida pelos colaboradores, “já consigo notar uma mudança de comportamento com o uso das máscaras, e além disso, essa ação reforça o nosso cuidado com a saúde de todos”. Foi numa dessas blitz que a enfermeira notou a alteração da pressão arterial de um colaborador, que prontamente foi orientado a realizar uma consulta com o cardiologista.  O colaborador foi diagnosticado com hipertensão e reforçou os cuidados com a própria saúde.

Cuidado com a saúde nunca é demais!