A unidade Vista Alegre da Medral, no Rio de Janeiro, foi certificada pelas normas internacionais ISO 14001, de gestão ambiental, e OHSAS 18001, de gestão de saúde e segurança.

A certificação é fruto de um trabalho que se estendeu por dois anos e que resultou na criação do Sistema de Gestão Integrada (SGI) da Medral, abrangendo procedimentos ambientais e de saúde e segurança. Uma conquista de toda a equipe da unidade Vista Alegre, que participou ativamente das diferentes etapas de implantação das duas normas.

O processo abrangeu a revisão da política de SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança) e a definição de rotinas operacionais para garantir tanto a adoção de boas práticas quanto seu constante aprimoramento. A auditoria que recomendou a certificação foi feita pelo Bureau Veritas Certification.

A certificação, obtida no segundo semestre de 2017, abrange as atividades de construção e manutenção de rede de distribuição de energia elétrica e de linha de transmissão e subestações de alta tensão, em regime energizado e desenergizado, e a operação de subestações. O desafio é constante, já que os processos da ISO serão novamente auditados em 2018 e os da OHSAS em 2020.

Saiba mais sobre essas normas e quais benefícios elas trazem para a Medral e seus clientes:

 

ISO 14001

A certificação demonstra o compromisso com a redução de seus impactos ambientais e com a adoção de práticas sustentáveis nas operações da Medral. Principais benefícios:

  • Aprimoramento da gestão dos resíduos, com reciclagem e correta destinação de materiais como papel, madeira e óleo automotivo.
  • Ganho de eficiência nesses processos, com redução de custos.
  • Redução dos riscos para os negócios, com um rígido controle do cumprimento de todas as obrigações legais.

 

OHSAS 18001

A norma estabelece controles e processos para a identificação de riscos à saúde e segurança dos colaboradores e pessoas que estão no entorno das atividades da empresa. Principais benefícios:

  • Identificação de situações que podem representar riscos à saúde e segurança.
  • Minimização dos riscos, com a definição de medidas para que eles sejam controlados rapidamente.
  • Maior controle dos treinamentos e reciclagens dos colaboradores.
  • Redução dos índices de acidentes e doenças ocupacionais.
  • Um ambiente melhor para se trabalhar.