Em 15 de junho, a equipe do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) da Unidade Penha da Medral recebeu um importante reconhecimento. O grupo participava do Workshop de Integração promovido pela Gerência de Segurança e Medicina do Trabalho da Light, que reuniu representantes dos fornecedores da companhia para um alinhamento em torno de políticas e procedimentos de saúde e segurança.

Ao término do evento, o gestor da Light anunciou que seriam reconhecidas, naquele momento, as empresas parceiras com melhor desempenho em saúde e segurança em 2017. E a líder entre todos os fornecedores que trabalham para a Divisão de Distribuição da Light foi a Medral!

O reconhecimento é fruto da análise dos indicadores monitorados ao longo do ano pela Light. Entre outros, são reportados mensalmente pela Medral e demais fornecedores da companhia os resultados obtidos em itens como taxa de frequência e gravidades de acidentes, desempenho nas inspeções feitas em campo e nos canteiros, quantidade e qualidade das inspeções realizadas, entre outros.

Nota média de 9,68 em 2017

Para cada um dos indicadores são atribuídas notas de 0 a 10.  A média registrada pela Medral em 2017 foi 9,68, a melhor entre todas as empresas contratadas pela Light. O reconhecimento público é um incentivo para continuarmos evoluindo em nossas práticas e construirmos, juntos, um ambiente cada vez mais saudável e livre de acidentes no trabalho.

Este foi o segundo ano consecutivo em que a Medral recebe da Light a honra ao mérito por seu desempenho em segurança. A primeira premiação foi recebida em 2016. A seguir, você conhece as principais medidas adotadas na unidade e que têm contribuído para estes resultados.

Os destaques da Unidade Penha

  • 507 dias sem acidentes com afastamento.
  • Inspeções diárias não programadas do trabalho em campo e nos canteiros de obras.
  • Diálogos Diários de Segurança (DDS) em todas as equipes, sempre abordando um aspecto importante da segurança.
  • Encontro de segurança: mensalmente, todos os colaboradores participam de reunião em que são mostradas as frentes de trabalho e os resultados obtidos em saúde e segurança.
  • Exames de saúde ocupacional sempre em dia.
  • Monitoramento cotidiano da taxa de frequência de acidentes e da taxa de gravidade de acidentes.
  • Agilidade no tratamento de não conformidades: todos os desvios observados são encaminhados imediatamente.
  • Mobilização regular dos colaboradores em campanhas de saúde e segurança, a exemplo das campanhas de vacinação e de redução de acidentes de trânsito.
  • Prontidão para as auditorias realizadas periodicamente pelo cliente em veículos e equipamentos de segurança individual e coletivos.