A Medral concluiu as obras da linha de transmissão de 138 kV que conecta a planta industrial da Mars (Masterfoods Alimentos), em Guararema, no interior de São Paulo, à rede da ISA CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista).

O projeto atende à estratégia de expansão da Mars no Brasil. Em março deste ano, a empresa inaugurou uma nova linha de produção em seu complexo fabril de Guararema. A Mars é uma das maiores fabricantes de alimentos do mundo e é dona de marcas como M&M, TWIX, Ráris, Uncle Beans e Masterfoods, entre muitas outras.

Com circuito duplo e 7,4 quilômetros de extensão, a linha de transmissão construída pela Medral possui 26 torres metálicas. Fomos responsáveis pela execução de todo o projeto: estudo e levantamento do traçado, negociação fundiária, obtenção das licenças ambientais, projeto executivo e eletromecânico, aquisição de materiais e construção. No momento, estamos trabalhando na obtenção da licença de operação.

A obra foi iniciada em julho de 2017 e encerrada em junho de 2018 e, nesse período, os 25 profissionais envolvidos enfrentaram uma série de desafios. Um deles foi a dificuldade de acesso às áreas onde seriam instaladas as torres de transmissão, em função de obstáculos geográficos e áreas de mata sem acesso a veículos e equipamentos.

Além disso, a obra civil foi realizada em um período de chuvas intensas. Outro desafio foi a travessia dos cabos sobre a Via Dutra, uma das rodovias mais movimentadas do país. Com apoio da CCR Nova Dutra e da Polícia Rodoviária Federal, foram feitos bloqueios na estrada, nos dois sentidos.

Todo o trabalho foi realizado com fortes procedimentos de segurança, com equipamentos de proteção, análise preliminar de riscos (APR), diálogos diários de segurança antes do início de cada jornada e inspeções de segurança, tanto nas obras quanto nas atividades de restauração ecológica.

Restauração ecológica