A Medral concluiu as obras da linha de transmissão de 138 kV que conecta a planta industrial da Mars (Masterfoods Alimentos), em Guararema, no interior de São Paulo, à rede da ISA CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista).

O projeto atende à estratégia de expansão da Mars no Brasil. Em março deste ano, a empresa inaugurou uma nova linha de produção em seu complexo fabril de Guararema. A Mars é uma das maiores fabricantes de alimentos do mundo e é dona de marcas como M&M, TWIX, Ráris, Uncle Beans e Masterfoods, entre muitas outras.

Com circuito duplo e 7,4 quilômetros de extensão, a linha de transmissão construída pela Medral possui 26 torres metálicas. Fomos responsáveis pela execução de todo o projeto: estudo e levantamento do traçado, negociação fundiária, obtenção das licenças ambientais, projeto executivo e eletromecânico, aquisição de materiais e construção. No momento, estamos trabalhando na obtenção da licença de operação.

A obra foi iniciada em julho de 2017 e encerrada em junho de 2018 e, nesse período, os 25 profissionais envolvidos enfrentaram uma série de desafios. Um deles foi a dificuldade de acesso às áreas onde seriam instaladas as torres de transmissão, em função de obstáculos geográficos e áreas de mata sem acesso a veículos e equipamentos.

Além disso, a obra civil foi realizada em um período de chuvas intensas. Outro desafio foi a travessia dos cabos sobre a Via Dutra, uma das rodovias mais movimentadas do país. Com apoio da CCR Nova Dutra e da Polícia Rodoviária Federal, foram feitos bloqueios na estrada, nos dois sentidos.

Todo o trabalho foi realizado com fortes procedimentos de segurança, com equipamentos de proteção, análise preliminar de riscos (APR), diálogos diários de segurança antes do início de cada jornada e inspeções de segurança, tanto nas obras quanto nas atividades de restauração ecológica.

Restauração ecológica

O percurso da linha de transmissão passa por uma área de preservação ambiental e, para minimizar os impactos de sua construção, a Medral implantou um projeto de restauração ecológica na região, atendendo aos requisitos da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Foram plantadas 1.097 mudas de árvores nativas típicas da floresta ombrófila densa, originalmente existente em Guararema. Em decorrência do crescimento das cidades e da atividade pecuária e agrícola, ao longo de décadas, parte dessa floresta foi reduzida e surgiram áreas degradadas.

O plantio foi feito em uma dessas áreas, contribuindo para a restauração de parte desse ecossistema. Finalizado o plantio, o local será monitorado periodicamente para acompanhar o crescimento saudável das árvores.