Por meio de sua unidade de Geotecnologias, a Medral faz a legalização de faixas de terras por onde passam as linhas de transmissão de energia. Atualmente, a área está envolvida em três importantes projetos.

Um deles é a LT Xingu-Nova Iguaçu, de 800 kV, liderada pela State Grid. A empresa de origem chinesa responde pela instalação do sistema de transmissão da energia gerada pela usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, até a região Sudeste do país. A LT possui aproximadamente 2,5 mil quilômetros de extensão. A Medral foi contratada para cuidar da regularização fundiária de um trecho de 950 quilômetros, entre os municípios de Paracatu (MG) e Nova Iguaçu (RJ).

Outro projeto é a legalização do percurso da LT Campinas-Itatiba, no interior de São Paulo, de 500 kV. A linha é gerida pela Campitiba e tem 25 quilômetros de extensão. O terceiro envolve os 17 quilômetros da LT Porto Primavera-Rosana, de 230 kV,  em construção pela CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista).

 

Principais números dos projetos em andamento

  • 990 quilômetros de linhas de transmissão
  • 44 municípios abrangidos
  • 400 propriedades situadas nos traçados das LTs
  • 6 mil hectares de áreas regularizadas

 

Trabalho de formiguinha

O processo de regularização fundiária começa bem antes das obras e segue até a entrada em operação da linha de transmissão. O trabalho vai desde a realização de cadastro de todos os donos de imóveis situados no traçado da LT, passa pela avaliação dos valores das áreas, negociação individual com cada proprietário, liberação de pagamentos e formalização dos registros em cartório.

Quando a negociação não é possível, os advogados da Medral entram com um pedido judicial para instituir a faixa de servidão. Finalizada a etapa de regularização das terras, os técnicos da empresa acompanham o passo a passo das obras, dando respaldo quanto surgem problemas relacionados às propriedades. Esse processo é chamado de diligenciamento.

Hoje, 14 profissionais atuam nos três projetos em andamento e, no auge do trabalho, a equipe somava 23 pessoas.