Uma vez mais a Medral reforça seu compromisso com os mais elevados padrões de segurança e meio ambiente. A unidade da Vista Alegre/RJ foi recomendada, até o próximo ano, a manter a certificação nas Normas ISO 14001 e OHSAS 18001, sem necessidade de acompanhamento do plano de ações para as não conformidades encontradas. A recomendação foi feita pelo Bureau Veritas Certification, ao final da auditoria externa, realizada no final de maio passado.

Foram cinco dias de intensa revisão do nosso Sistema Integrado de Gestão – SGI, que abrange os procedimentos ambientais e de saúde e segurança aplicados na unidade. Com esse resultado manteremos a certificação, conquistada pela primeira vez em 2017. O ciclo de três anos de certificação se encerra em maio de 2020, quando teremos que ser novamente auditados para obter a recertificação das Normas.

“Apesar das quatro não conformidades, um número considerado adequado para a maturidade de nosso Sistema de Gestão, percebeu-se a evolução de nosso trabalho e do SGI ao longo desses últimos dois anos”, afirma Adriano Serrano, engenheiro de segurança responsável pela condução deste trabalho na Medral, em Vista Alegre.

Esta conquista reflete a nossa preocupação e esforço com a segurança de nossos colaboradores. Mostra o quão importante é ter definidas rotinas operacionais que garantam tanto a adoção de boas práticas, quanto o constante aprimoramento do SGI.

O desafio agora é estender esta prática para outras unidades da Medral, como Penha/RJ, Curvelo/MG e Vila Guilherme/SP. Este trabalho que conta com o envolvimento de nossa equipe de engenheiros de segurança está previsto para começar ainda este ano, no canteiro da Vila Guilherme.

 

ISO 14001

A Norma ISO 14001 tem como objetivo principal especificar os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental possibilitando que todas as organizações, independentemente do seu porte, desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios: produtos e serviços.

 

OHSAS 18001

A OHSAS 18001 consiste numa série de normas britânicas, desenvolvidas pelo BSI Group, de orientação para a formação de um Sistema de Gestão e certificação da segurança e saúde ocupacionais (SSO). É uma ferramenta que fornece orientações para uma organização poder implantar e avaliar-se em relação aos seus procedimentos de saúde e segurança do trabalho. OHSAS é uma sigla em inglês para Occupational Health and Safety Assessment Series.

Fonte: Wikpedia.org